Com o lema “Eis-me aqui, faça-se!”, os seminaristas Eduardo Cardozo de Senna e Jair José Pereira foram ordenados diáconos na manhã do sábado, 16, na Igreja Matriz da Paróquia São Joaquim, em Garopaba, região sul da Arquidiocese.

Fiéis de diversas partes da Arquidiocese, que acompanharam a trajetória vocacional dos novos diáconos, além de familiares, estiveram presentes.

A Missa foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Wilson Tadeu Jönck, scj, concelebrada pelo Bispo Auxiliar Emérito, Dom Vito Schlickmann e por diversos padres. Contou também com a presença de diáconos e dos seminaristas da Arquidiocese.

Na homilia, Dom Wilson afirmou que a vocação é um chamado próprio. “O diácono é alguém que é chamado a abençoar as pessoas, que está ao serviço da caridade, da ajuda ao necessitado. A ajuda pode ser no sentido de amizade, de dar um conselho. Eduardo e Jair se colocam à serviço da santificação das pessoas da comunidade”, disse o Arcebispo.

“Esse momento é de alegria, até porque o caminho vocacional é longo, de espera e, também, de esperança. Fico muito feliz da nossa ordenação ter sido realizada no Advento, que também é esse tempo de espera e de esperança e se concretizou, porque a espera jamais pode matar a nossa esperança”, explicou Eduardo. Ele prosseguiu, ao destacar que “durante a ordenação pude sentir a presença de Jesus, que é o exemplo do serviço, já que o diaconato tem como palavra-chave, o serviço. Então, nos colocamos à serviço da Igreja e do povo de Deus com essa alegria, com esse olhar fixo no grande modelo de serviço, o servo de Deus, que é o próprio Jesus. Também tendo como modelo e espelho Maria, uma vez que nosso lema foi ‘Eis-me aqui, faça-se’. Nossa Senhora também é esse modelo de serviço e se colocou nas mãos de Deus para que o projeto Dele fosse cumprido”.

Galeria de fotos 1

Após a homilia prosseguiu o Rito de Ordenação Diaconal, marcado pelo forte momento da imposição de mãos e a Ladainha dos Santos, onde os Neo-Diáconos se prostram diante do altar, em total rendição à Deus.

“Queremos agradecer, louvar e bendizer a Deus, pela graça recebida. Louvar e agradecer a Deus pelos nossos familiares, meus pais que já se encontram no paraíso e o pai do Dudu, e a todos vocês, queridos irmãos e irmãs, parentes e amigos. Louvar e bendizer a Deus pelos nossos benfeitores que nos ajudaram, contribuíram com a nossa formação, seja material e espiritualmente. Louvar e agradecer a Deus pelos nossos padrinhos de ordenação aqui presentes. Louvar e agradecer a Deus pelo nosso clero, pelo dom da vida, a todos vocês. Louvar a Deus pelas vocações sacerdotais e religiosas”, finalizou o Diácono Jair, que chamou todos os seminaristas no altar.

Galeria de fotos 2

Eduardo e a mãe

Antes da celebração concluir, Dom Wilson motivou uma dezena do Terço pelas vocações e abordou o projeto vocacional em parceria com os três estados do sul, “Cada comunidade, uma nova vocação”.

Jair e a madrinha

 

 

 

 

 

 

Fotos: Joel José Schvambach

1 Comentários, RSS

Seu endereço de email não será publicado. Os campos marcados com * são obrigatórios

*